NEPEC




O QUE É O NEPEC?

O NEPEC  - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Espaço e Cultura, criado em 1993, no Departamento de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro pela Professora Dra. Zeny Rosendahl. No ano de 2015, passou a ser coordenado pela Professora Dra. Mariana Lamego - IGEOG/UERJ.

Os objetivos do NEPEC:

• Resgatar uma tradição geográfica que privilegia a cultura, entendida em sua acepção mais ampla.

• Desenvolver estudos e pesquisas que coloquem em evidência as relações entre espaço e cultura, isto é, desenvolver atividades objetivando mostrar a dimensão espacial da cultura.

O QUE FAZ?

A partir de meados da década de 1980 verificou-se, no âmbito do pensamento geográfico, uma vigorosa retomada da dimensão cultural. Trata-se agora, não mais, e apenas de uma tradição cultural da geografia, herdeira do século XIX e cultivada por Schlüter, Brunhes e Sauer, dentre outros.Trata-se, de uma retomada caracterizada por antigos e novos componentes, nos quais a cultura é analisada em suas dimensões materiais e não materiais, assim como suscita novas abordagens.

NEPEC – 29 ANOS

Vinte e nove anos de existência, resultado de um grande interesse intelectual e profissional, envolvendo desafios, dificuldades, persistência e dedicação, devem ser registrados, não somente porque fazem parte de uma história que, de modo geral os geógrafos se negam a escrevê-la, mas sobretudo como, quem sabe, referência para o futuro.

Criado em novembro de 1993 o NEPEC completou 29 anos em 2022. Surgiu como um pequeno núcleo de estudos envolvendo Zeny Rosendahl, interessada na geografia cultural e sua difusão no Brasil. O Departamento de Geografia da UERJ foi o local onde o núcleo foi instalado.

Em sua criação três linhas de investigação constituíram os temas centrais das pesquisas que se desenvolveriam. A primeira linha, espaço e religião, já se constituía em tema de interesse de Zeny Rosendahl que nessa época, concluíra sua tese de doutoramento sobre o centro de peregrinação de Porto das Caixas, na Baixada Fluminense. A segunda linha referia-se ao tema espaço e cultura popular, enquanto a terceira privilegiaria as relações entre espaço e simbolismo. Permeando estas duas linhas estava o interesse de Roberto Lobato Corrêa na geografia cultural como outro caminho para a compreensão da ação humana.


PRODUÇÕES


SIMPÓSIOS -  O NEPEC – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Espaço e Cultura junto com o PEAGERC – Programa de Extensão em Estudos Avançados em Geografia, Religião e Cultura – seleciona a cada novo simpósio, temas que refletem as marcas dessas práticas espaciais simbólicas.

A história dos Simpósios sobre Espaço e Cultura começou em 1998 como um pequeno evento para tornar-se, ao longo desses anos, um importante espaço de debates e divulgação científica no Brasil sobre Geografia Cultural. Também vem se consolidando como referência nos países ibero-americanos.

PERIÓDICO ESPAÇO E CULTURA - (ISSN 1413-3342) e (E-ISSN 2317-4161) está atualmente, em seu número 50. O periódico tem como objetivo resgatar uma tradição geográfica que privilegia a cultura nas diferentes facetas de sua dimensão espacial, bem como contribuir para a difusão da Geografia Cultural no Brasil. Possui relevância social e acadêmica, obtendo reconhecimento da Universitat de Barcelona, da University of Texas Press e a Université de Paris IV (Sorbonne). A Revista Espaço e Cultura é a terceira no mundo na especialidade e pioneira no Brasil. Cabe ressaltar que a mesma encontra-se indexada no portal de periódicos da CAPES (Nacional B1), além de estar disponível de forma gratuita na página do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Espaço e Cultura – www.nepec.igeog.uerj.br.

COLEÇÃO GEOGRAFIA CULTURAL - publicada pela EdUERJ, é organizada pelos professores fundadores do NEPEC Zeny Rosendahl (pesquisadora 2 CNPq) e Roberto Lobato Correa (pesquisador 1A do CNPq). Esta coleção visa oferecer ao público de língua portuguesa, longos textos de autores brasileiros a respeito de uma temática cultural, bem como traduções de importantes textos teórico-metodológicos sobre Geografia Cultural, contribuindo, desta forma, para o enriquecimento teórico dos estudantes e dos geógrafos brasileiros interessados na dimensão espacial da cultura. Vale salientar que tais publicações vêm sendo feitas com auxílio do fomento da FAPERJ. Ao todo já foram publicados mais de 23 livros, sendo que alguns se encontram em 2.ª edição.


CONHECENDO O NEPEC


O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Espaço e Cultura - NEPEC está em atividade na UERJ no Departamento de Geografia, na sala 4007, Bloco D, 4. andar. É composto de escritório administrativo, recursos humanos, atividades acadêmicas e pesquisas científicas, tendo como proposta básica desenvolver projetos de pesquisa voltados para as temáticas da geografia cultural e geografia da religião. 

O NEPEC desde sua fundação realiza diversas atividades acadêmicas como debates, seminários, encontros científicos, cursos de extensão e realização de publicações periódicas.

O NEPEC possui um caráter interdisciplinar integrado aos demais departamentos da Universidade que digam respeito a assuntos afins ao núcleo, visando a uma maior integração das atividades científicas, como também o intercâmbio cultural com instituições públicas e privadas a nível local, nacional e internacional que tenham os mesmos objetivos deste projeto.

Atenciosamente, 
Comissão Organizadora.