★★★ [PRORROGAÇÃO / 2ª CIRCULAR] XI SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE ESPAÇO E CULTURA ★★★





Há 25 anos o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Espaço e Cultura (NEPEC) vem construindo sua trajetória com investigações voltadas às dimensões culturais do espaço. Uma história marcada por persistências e resistências no desenvolvimento das abordagens culturais na geografia humana no Brasil. Os simpósios, organizados pelo NEPEC, se consolidam como espaços de diversidade temática, teórica e metodológica e, acima de tudo, como fórum para a troca de ideias, afetos e experiências da geografia humana produzida no Brasil e alhures.      

Não obstante os ataques às instituições de formação universitária do Estado do Rio de Janeiro, vivenciados nos últimos dois anos, o NEPEC reafirma seu compromisso com a construção do conhecimento geográfico e apresenta sua chamada de trabalhos para o XI Simpósio Internacional sobre Espaço e Cultura, a realizar-se no Rio de Janeiro, Brasil nos dias 21, 22 e 23 de novembro.

Local do XISIEC: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Campus Francisco Negrão de Lima – Maracanã, R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã - Rio de Janeiro – RJ, Brasil.

Eixos temáticos:

1. Cultura e Religião: As relações entre o sagrado e o profano, sua espacialidade e relações de poder. A gênese e a difusão espacial da fé. Hierópolis ou Cidades-Santuário. Território e territorialidade religiosa. Peregrinações tradicionais e pós-modernas. Tolerância e intolerância religiosa. Religião e ciberespaço na hipermodernidade.

2. Imagens, Mapas e Cultura Visual: As dimensões espaciais da cultura na análise de imagens. O papel da visualidade na construção do conhecimento e na difusão de formas de se imaginar os espaços. Caminhos teórico-metodológicos no uso de mapas, fotografias, filmes, pinturas e desenhos como objetos de estudo.

3. Literatura, Música e Festividades: Abordagens culturais e o horizonte humanista na produção e na representação do espaço geográfico em festas e festivais. Vivências, práticas, Geograficidade e experiências individuais-coletivas nos espaços e lugares festivos. Representações do espaço na produção musical e literária. O papel da arte na experiência espacial e nos lugares de pertencimento.

4. Gênero e Diferença: Debates metodológicos sobre gênero em sua relação com o espaço. Possibilidades de discussão e reflexão na geografia cultural sobre o gênero, teorias feministas e questões de identidade e diferença como categoria e agente na construção de territorialidades.

5. Cultura, Política e Economia: O papel da cultura nos processos políticos e econômicos de construção do espaço. Valores simbólicos associados a lugares e paisagens e suas conexões com dinâmicas políticas e econômicas. Políticas do patrimônio cultural. Representações simbólicas e turismo. Apropriação dos espaços por grupos, movimentos, organizações e instituições valorizando a dimensão cultural em suas estratégias de ação.  

NOVO EIXO TEMÁTICO 6. Produção, circulação e tradução do conhecimento: Histórias das abordagens culturais na Geografia. Histórias das idéias e das práticas geográficas. Trajetórias intelectuais e histórias institucionais. Debates metodológicos.


Chamada de trabalhos: Convidamos os autores a submeterem resumos que contemplem os eixos temáticos acima. Conferir os encaminhamentos no quadro Datas importantes abaixo, para submetê-los à comissão científica e distribuição nos Grupos de Trabalho.

Os critérios para aceitação dos trabalhos são: pertinência (relativa aos eixos temáticos do Encontro); ineditismo (trabalhos que sejam resultado de pesquisas realizadas, de preferência, nos últimos três anos); unidade e coerência.

Os resumos devem conter de até 500 palavras; só será aceito um resumo por autor, individual ou coletivo; serão aceitos resumos escritos em Português, Espanhol, Francês e Inglês.

Normas para o envio dos trabalhos: Deverá ser feito download do modelo para o resumo no blog http://nepec-uerj.blogspot.com.br/
Só serão aceitos resumos enviados no modelo proposto.
Ao efetuar a submissão solicita-se encaminhar versão em Word do arquivo para o email <xisiec2018@gmail.com>
O título do email deverá conter nome e sobrenome do autor e indicação do eixo temático, como no exemplo: Denis Cosgrove Eixo Temático 2

Período de envio dos resumos: 07/05/2018 a 08/09/2018 15/09/2018

Avaliação e aceite: Todos os resumos serão avaliados pela Comissão Científica. Os resultados das submissões serão divulgados até 10/09/2018 01/10/2018


Sobre as inscrições: As inscrições poderão ser realizadas com antecedência ou durante o evento, cujos valores estão apresentados na tabela abaixo. Àqueles que optarem pela inscrição por email solicita-se o seguinte procedimento:
1. download da ficha de inscrição através do blog http://nepec-uerj.blogspot.com.br/
2. depósito bancário
            Nome: André Reyes Novaes (CPF 091.196.537-86)
            Banco: Banco do Brasil (no. 001)  
Agência: 2810-X
Conta corrente: 7370-9
3. envio da ficha e do comprovante de depósito para o email <xisiec2018@gmail.com>

Os participantes que optarem pela inscrição no dia do evento deverão realizar o pagamento em dinheiro ou depósito bancário (conforme dados informados acima).





Contato do evento: todo contato deverá ser realizado através do e-mail <xisiec2018@gmail.com>






                                                Página do NEPEC no FACEBOOK:




Foto: .barbara copque


Comentários