★★★[DIVULGAÇÃO] CHAMADA DE ARTIGOS PARA A ESPAÇO E CULTURA Nº 38 - GÊNERO, DIFERENÇA E LUGAR ★★★


A noção de gênero é central para as geografias feministas que emergem nas décadas de 70 e 80 com ênfase voltada ao reconhecimento do gendering na conformação de diferentes percepções dos lugares e nas variadas possibilidades de acesso aos recursos espaciais. Os primeiros trabalho desenvolvidos sobre o rótulo de geografia feminista procuravam além de descrever e denunciar essas distinções, dar visibilidade às geografias que as mulheres produziam. 
A partir dos anos 90, novas frentes nos estudos do gênero, em larga medida alimentadas por formações intelectuais pós-modernas e pós-coloniais, engajam-se em críticas mais contundentes à simplificação analítica do binarismo de gênero, amplificando e ampliando o debate em direção a uma reconceitualização da noção de diferença, se estendendo às questões sexuais, raciais, étnicas e culturais em sua dimensão espacial.
Considerando essa pluralidade temática e metodológica contemporânea, são especialmente bem-vindos trabalhos que abordem as seguintes questões e tópicos.
★ Circulação, tradução e incorporação do debate teórico, conceitual e político do feminismo pela geografia brasileira e latino-americana;
★ Gênero como diferença, gênero como relação social e gênero como construção social em debate;
★ Estudo das relações de poder constitutivas entre lugares e identidades, espaços e gêneros, territórios e movimentos sociais;
★ Investigações em teorias queer, noções de embodiment, feminismo descolonial, políticas de diferença e performance;
Estudos sobre identidades, diferenças e gênero nas manifestações religiosas;
★ Narrativas feministas nas histórias da geografias: mulheres pesquisadoras/mulheres pesquisadas;
★ Estudos sobre as espacialidades das opressões, considerando seus atores, dinâmicas e suas formas de resistência e superação.

Com lançamento previsto para julho/agosto de 2016, a revista receberá textos até o dia 01 de junho de 2016 exclusivamente através da Plataforma online do periódico.

Instruções gerais, normas e demais informações para a publicação podem ser conferidas no site da Revista Espaço & Cultura.
Link: [http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/espacoecultura].
By: Prof. Jefferson Olyver




Comentários